quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Homossexualidade... tema polêmico!

Trechos da entrevista do pastor evangélico Silas Malafaia feita pela jornalista Marília Gabriela têm se espalhado feito um vírus pelo facebook. Todos tem um comentário a fazer, seja criticando um ou outro, seja defendendo, enfim, acho interessante que as pessoas estejam se manifestando sobre o assunto. É muito bom quando um assunto tão polêmico é abordado de forma inteligente, nos proporcionando novos pensamentos e nos fazendo ampliar nossas visões.
Eu não sou homofóbica! E não concordo com pessoas que o são. Acho sim que generalizar qualquer tipo de situação que seja é bobagem, afinal toda regra tem sua exceção. 
Vou citar uma situação para abordar as nossas leis atuais sobre o assunto:
Digamos  que um jovem homossexual desrespeita um cidadão, e o cidadão revida agredindo-o. 
Essa agressão é mais grave apenas pelo fato de o jovem ser homossexual? Porque deve ser tratada diferente de uma agressão sofrida por um hétero, por exemplo?
Aí acho a lei sem sentido. Em um caso como esse, não ocorreu agressão por opção sexual de ninguém, mas sim por conta da situação de desrespeito.
Tenho muitos amigos gays, muitos mesmo, e os adoro! Meu melhor amigo é gay. Porém, o comportamento entre eles varia bastante e acho que isso determina a forma como os mesmos são vistos pela sociedade. Ok, todos são dignos de respeito, todo ser-humano o é, mas assim como as mulheres devem se dar o respeito, acho que os homossexuais também devem. Como exigir respeito, se sua postura e seu comportamento agridem as pessoas? Não é à força que essa mudança na concepção das pessoas ocorrerá. Hoje a aceitação ao homossexualismo é bem maior do que a dez anos atrás, e daqui a dez anos será bem maior. É algo natural, que ocorre aos poucos. de que adianta forçar?
Já conversei com amigos sobre a liberdade de expressar afetividade em público e expus minha opinião de que acho desnecessário. Conheço casais homossexuais que em anos de relacionamento, nunca os vi trocar um beijo. E acho que essas pessoas agem correto. Existe lugar e hora para tudo. Me sinto constrangida inclusive com casais héteros que passam dos limites em locais públicos. Mas essa é a minha opinião, não me sentiria à vontade ao estar com minha família, e na mesa ao lado dois homens beijando-se e acariciando-se. Aí entra novamente o que falei, não concordo com atitudes agressivas e acho que tais atitudes é que fazem muita gente ainda ter preconceito quanto à opção sexual.
Mais uma vez repito, não sou homofóbica. Também não sou evangélica, e tenho o direito de ter a minha opinião, assim como uma lésbica tem o direito de ter a dela. E opiniões devem ser respeitadas. Agressão pela opção sexual jamais! Extremos por opção sexual jamais! Eu passaria horas escrevendo sobre minha posição.
Tenho um amigo muito querido que diz: "As pessoas nos generalizam, eu sei me comportar, sei como agir e respeito as pessoas, o que não dá é para respeitar alguém que fica em plena praça pública descendo até o chão e passando a mão dos rapazes na frente de todo mundo". E eu concordo plenamente com ele. Comportamentos como esse é que fazem algumas pessoas assimilarem a imagem do homossexual à imagem da vulgaridade e da baixaria. Tenho amigos lindos, inteligentes, cultos e gays. Eles tem sua opção sexual, mas por que mudar comportamento? Devemos mudar de comportamento ao passar a curtir pessoas do mesmo sexo? Da mesma forma que me pergunto: Para um homem gostar de outros homens, ele precisa se travestir de mulher?
Enfim, cada pessoa é livre para escolher o que quer da vida, seja a profissão que vai seguir, os locais que pretende frequentar, opção sexual, etc. E as pessoas devem ser respeitadas em suas decisões. Infelizmente vivemos em uma sociedade que gosta de impor, e enquanto isso acontecer pessoas serão discriminadas. E não falo só de opção sexual.
Sobre a tão falada entrevista, tenho muitas coisas a dizer, uma delas é que achei Marília Gabriela, que me parecia antes ser tão imparcial, muito mais intolerante que o entrevistado. Ele tem sua posição, ponto! Ela tem a dela, ponto! Mas não souberam se respeitar em momento algum. Vi a entrevista hoje cedo, e não vou mentir que concordo com o pastor em alguns pontos, embora eu seja alguém que aceita e convive constantemente com homossexualidade. Acho a posição de Silas Malafaia correta quando ele explica que nenhum estudo científico até hoje comprova que isso tenha ligamento com a genética. E concordo com ele que em muitos casos(não todos) é comportamento sim, inclusive influenciados inconscientemente pela própria família. Quando entra pra parte religiosa e se cita trechos bíblicos, eu prefiro ficar neutra, pois minha posição varia, mas é certo que Deus criou homem e mulher para que ambos formassem sua família, que seria a base de tudo. Sei que existem casais homossexuais que podem criar uma criança com muito mais dignidade do que um casal hétero, mas não podemos fechar os olhos de que essas crianças sofrerão futuramente perseguidas pelo preconceito. Os homossexuais devem então desistir de adotar? De forma alguma! Adotem e instruam essa criança da melhor forma possível para que ela seja um cidadão de bem.
Enfim, sou sincera em dizer que gostei da entrevista e da forma como o pastor explicou sua posição. Em determinado momento ele falou "Eu amo os homossexuais, mas não aprovo o comportamento deles". Não vi homofobia, apenas crenças a que todo ser-humano tem direito a ter, estando inclusive amparado por lei. Acho que ele expôs suas idéias de forma respeitosa. Já Marília Gabriela sim, apontou o dedo enquanto ela estava o tempo inteiro impondo sua opinião. Ela foi intolerante, e nessa ocasião, péssima entrevistadora! Quis passar o tempo inteiro a idéia de que o pastor incentivava agressão contra homossexuais, comparando-o inclusive a seguidores do islamismo, o que achei de uma indelicadeza extrema.
Por fim, essa questão é bastante ampla e jamais conseguiria fazer-me entender em apenas uma postagem de blog. É bom conversar com pessoas olho no olho.Adoro discussões de nível e aprendo muito com elas. Sou aberta a novas idéias, uma metamorfose ambulante, e se tiver de mudar de idéia, mudo. Hoje essa é minha posição, que deve ser respeitada, assim como respeitarei as pessoas que me escreverão comentários raivosos sobre o que penso.
Em uma próxima oportunidade falarei mais sobre o assunto.
E perdoem-me se houver erros de pontuação, acentuação, etc. É que escrevo muito rápido e não reviso nada antes de postar. 
Um abraço a todos!

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      

3 comentários:

  1. Olhe... seu melhor post até agora, no meu ponto de vista. Assunto polêmico, mas com naturalidade vc escreveu muito bem e fizemos uma boa leitura tbm. Tenho opinião parecida quando a relação homo afetiva e a vida pública. bjoss

    ResponderExcluir
  2. "Acho a posição de Silas Malafaia correta quando ele explica que nenhum estudo científico até hoje comprova que isso tenha ligamento com a genética." Você já assistiu o vídeo do geneticista explicando Lamara? Se não, assista por favor. Ninguém escolhe o que quer ser, não é comportamental! Entendo sua opinião e respeito, claro.

    Dá uma olhadinha ;)

    https://www.youtube.com/watch?v=3wx3fdnOEos

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito, queiridinha. Opinião parecida com a minha em vários pontos. bjoooo e continua escrevendo aqui, que tá muitooo legal!

    ResponderExcluir