segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

TRAGÉDIA EM SANTA MARIA: DE QUEM É A CULPA

Esperei a "avalanche" de notícias na tv diminuir para poder escrever sobre o assunto, além, é claro, de ter tempo para digerir o que aconteceu naquela Boate.
Assim como o Brasil inteiro, fiquei impressionada com tudo que vi. Muita gente morta, muita dor, sofrimento. Muitas famílias dilaceradas. Mas afinal, depois de tantas notícias, investigações, entrevistas, já dá para se apontar culpados? Sim, dá! E na verdade, não existe um culpado, mas sim uma série de erros grotescos que levaram a esse tragédia que tão cedo não esqueceremos.

Eis os erros:

REFORMA DA BOATE - A boate Kiss passou por uma reforma, e depois da mesma, não foi feita nenhuma inspeção para checar se estava tudo regularizado. O teto foi rebaixado, e forrado com um tipo de espuma altamente tóxica. Vi em reportagens que outro tipo de espuma, ou mesmo uma tinta especial aplicada sobre a mesma, teriam impedido que as chamas se alastrassem tão rapidamente.

BARREIRAS - Vi uma simulação no Fantástico da planta da boate, e imagino o desespero das pessoas tendo que enfrentar tantos obstáculos. Muitos degraus, grades, e uma saída com formato afunilado impediram a evacuação do local. Sinalização luminosa nem pensar. Além disso uma barreira humana foi formada inicialmente por seguranças, que exigiam o pagamento das comandas para liberar a saída. Esse último erro poderia ter sido evitado com o uso de walkie-talkies. Um minuto que seja de impedimento à saída da boate já poderia ter salvo muita gente.

ALVARÁS - O dos bombeiros estava vencido a meses. O da prefeitura estava ok, mas como estava ok se a boate apresentava várias irregularidades? Um empresário tende a se adequar às normas estabelecidas, mas se inspecionaram e disseram que estava bom com uma porta só, a boate deve ser julgada por isso? Aí entra a culpa da prefeitura. O projeto da boate, com uma porta só, foi aprovado.

FOGOS DE ARTIFÍCIO - O sinalizador utilizado pelo vocalista da banda custa em média três reais. O mesmo sinalizador, só que feito com material diferente e permitido em ambientes fechados custa bem mais caro. O vocalista, claro, preferiu o mais velho e causou, com isso, a morte de 237 pessoas. Poderia tudo na boate estar irregular, mas o incêndio não teria acontecido caso esse homem não tivesse usados esse material a cerca de um metro do teto.

É uma pena que só agora, depois de tantos prejuízos, resolveram tomar atitudes acerca dos estabelecimentos irregulares. Desde o incêndio mais de trezentas boates e casas de show foram interditadas em todo Brasil. Aí eu pergunto: Porque isso não aconteceu antes? E quantas vezes mais precisaremos passar por tragédias como essa para que o governo(seja municipal, estadual ou federal)tome providências? Ou seremos sempre conhecidos como o "país onde tudo se dá um jeitinho"? Lamentável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário